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Bett Brasil Educar 2016 – dia 1 – São Paulo (SP) – Apresentação de Talk Show sobre os paradigmas da educação e palestra sobre Relações Humanas.

Palestrante, Pedagogo, Escritor, e Mentor

Evento: Bett Brasil Educar 2016
Atividade: Talk Show com Prof. José Moran
Dia: 18/05/2016 – Quarta-feira
Horário: 14:00 às 15:00
Tema: A Importância de Uma Boa Aula: Como Utilizar Materiais Didáticos Digitais e Planejar Uma Aula Mais Interativa e Criativa?

MOMENTO INICIAL: (aprox. 15 min)
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Prof. Moran, o senhor é autor do livro Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica e tem na comunicação e nas tecnologias grande parte de seus estudos e pesquisas. Neste contexto: o que o senhor diria que é uma boa aula?O que é a “aula invertida” como estratégia neste contexto?

A personalização das estratégias didáticas a serem aplicadas devem se preocupar com quais aspectos do conteúdo a ser trabalho e da metodologia a ser aplicada?

Para tornar exequível a aplicação de materiais didáticos digitais, quais seriam, na sua opinião, os pré-requisitos mínimos nos aspectos tecnológico, de formação humana e de infraestrutura escolar?

DESENVOLVIMENTO: (aprox. 20 min)
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Professor Moran, o que pode ser considerada uma aula interativa e criativa?

Há materiais que privilegiam a estratégia de que os(as) docentes construam seus próprios programas de forma totalmente autônoma respeitando um currículo base; há materiais que trazem os programas de ensino totalmente prontos e formatados deixando o espaço de atuação docente um pouco restrita. O que deve ser considerado pela coordenação pedagógica para encontrar o equilíbrio desta complexa equação?

O que é considerado ferramenta ao docente para customização de programas e o que é considerado plataforma e qual o papel de cada um destes componentes no planejamento de uma aula mais interativa e criativa?

O aluno atuando na coautoria de seu próprio programa de aprendizagem. O que a escola precisa considerar para tornar esta estratégia uma realidade?

Professor Moran, o que é um planejamento aberto? Quais são os erros mais comuns e que podem ser evitados pelo(a) professor(a)?

Gameficação. Que conceito é este? O que está por trás do conceito? Porque ele tem potencial para atrair escolas, professores e alunos?

CONCLUSÃO: (aprox. 15 min)
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Na base do processo comunicacional temos: mensagem, emissor, meio e receptor. Interatividade e criatividade devem estar à serviços de comunicar melhor, com mais eficácia e maior eficiência? O que precisa necessariamente estar no planejamento para que a aplicação de Materiais Digitais funcionem?

Sistemas que considerem a utilização de Badges, atribuição de Prêmios, apresentação de Desafios e a criação de score baseado em pontuação por conquistas. Como amarrar todas essas variáveis com assertividade?

Participantes da atividade:
José Moran
Apresentação: Marcus Garcia

Evento: Bett Brasil Educar 2016
Atividade: Talk Show com Profa. Maria Elizabeth Bianconcini
Dia: 18/05/2016 – Quarta-feira
Horário: 16:00 às 17:00
Tema: Desafios e Oportunidades do Uso das Tecnologias na Educação. Como Podemos Medir o Impacto?

MOMENTO INICIAL: (aprox. 15 min)
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Profa. Beth, a senhora vem desenvolvendo estudos nas áreas de currículo e tecnologias e formação de professores, políticas de TIC na educação e EaD. Neste contexto: o que a senhora diria sobre o impacto da tecnologia na cultura escolar em uma relação direta com a demanda por acesso à informação pela internet?

As estratégias didáticas podem prescindir das tecnologias?

Que lugar tem o processo autoinstrucional como estratégia didática quando apoiado pelas tecnologias?

E a aprendizagem interativa e construtiva, mais voltada à aprendizagem ativa, ela requer que tipo de preparo das escolas e equipe pedagógica?

O que seria usar a tecnologia na educação? Ou para separar em uma análise mais cuidadosa: a quais tecnologias estamos nos referindo quando falamos de fazer seu uso na educação?

A formação inicial dos professores que estão se graduando ou se graduaram nos últimos cinco anos tem se mostrado efetiva para instrumentalizar o uso dessas tecnologias na educação?

DESENVOLVIMENTO: (aprox. 20 min)
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O que a educação brasileira pode esperar para breve de projetos governamentais alçados no nível do MEC para apoiar professores(as) no melhor uso das tecnologias na educação?

Profa. Beth, na sua percepção de pesquisadora nesta área, qual a principal dificuldade que enfrenta a escola brasileira vista como um todo, em relação ao uso das tecnologias na educação?

As oportunidades de melhoria em relação ao que um profissional pratica no exercício de sua profissão dificilmente são percebidas pelo próprio profissional e requerem um olhar externo para que se revelem. Como você tem percebido a capacidade de os profissionais de educação entenderem suas oportunidades de melhoria e buscarem feedback para identifica-las?

CONCLUSÃO: (aprox. 15 min)
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Uma das máximas da administração atribuída a Peter Drucker é a frase: “Se você não pode medir, não pode administrar”. Muitas variações desta ideia estão espalhadas entre diversos autores.

Como podemos medir os impactos do uso das tecnologias na educação? Em quais Contextos?

Qual seria sua orientação geral para estabelecer um contexto de medição em cada realidade local? Ou há uma formula pronta para medir o impacto do uso das tecnologias, independentemente do contexto?

Participantes da atividade:
Profa. Maria Elizabeth Bianconcini
Apresentação: Marcus Garcia

Evento: Bett Brasil Educar 2016
Atividade: Palestra
Dia: 18/05/2016 – Quarta-feira
Horário: 18:00 às 19:00
Tema: A Complexidade das Relações Humanas no Ambiente Escolar e o Desafio da Gestão Neste Ambiente

Entre as questões fundamentais para entender como as relações humanas determinam e são determinadas pelo ambiente de trabalho está a compreensão de como estas relações se estabelecem e são mantidas. A complexidade inerente às relações humanas aumenta sempre que procura-se determinar o sucesso ou insucesso com base em objetivos simplistas. Uma relação humana nunca é simples para ser tratada de forma simplista. Quando esta compreensão e ambientada no espaço corporativo (organizações de todos os tipos, tamanhos e objetivos) começam a aparecer conceitos complementares para dar conta do aumento da complexidade que estes ambientes requerem para seu funcionamento. Estruturas de Tomoda de Decisão, Comunicação e Entendimento da influência das emoções para que tudo isto funcione junto, são alguns dos desafios que a gestão de equipes precisa vencer.

Participante da atividade: Marcus Garcia

EDUCAR 2016 - Dia 2 - 1

 

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