Aprimoramento Permanente
Ter a consciência de que a cada vez que fazemos algo, podemos fazer um pouco melhor do que já vinhamos fazendo, é o primeiro passo que damos rumo à excelência. Ao longo de minha atuação em educação, que já somam mais de trinta anos, fui incorporando em minha prática melhorias paulatinas relacionadas a aspectos técnicos e comportamentais, mas nunca me descuidando do conteúdo, para que a cada nova apresentação eu não fizesse uma mera repetição da apresentação anterior.
Depois de muitos estilos e transformações, num processo incremental e natural de aprimoramento a partir de feedbacks constantes do público, nos últimos seis anos introduzi os elementos que venho defendendo e trabalhando atualmente para que minhas apresentações os tenham cada vez mais presentes: que elas sejam verdadeiras, coerentes, estimulantes e envolventes.
Palestras Verdadeiras
Precisam ser verdadeiras, pois eu devo ser o primeiro a estar convencido de que o que será apresentado é o mais adequado naquele momento e circunstância às necessidades do evento e do público que participará dele. Cada apresentação precisa ter essa verdade também em seu conteúdo para que seja relevante a quem participa e escolheu me assistir acreditando que sairia de lá diferente do que quando chegou. Essa transformação é que fará ter valido muito a pena. Deve também ter a verdade da organização do evento, pois cada evento tem seu objetivo definido pela sua organização e promoção. Estar aderente a esse objetivo é que gera o alinhamento evitando frustrações e quebra de expectativas.
Palestras Coerentes
A coerência é atingida quando me preocupo em preparar uma apresentação aderente às verdades buscadas e também, é claro, me preparar para comunicar isso de forma lógica, cadenciada, incremental e elucidadora, mas ao mesmo tempo, desafiadora à reflexão do público. É isso que irá gerar os desequilíbrios cognitivos imprescindíveis ao processo de assimilação para posterior retenção das informações apresentadas. Diferentemente das crianças que precisam ser conduzidas de maneira pedagógica à descoberta dos novos saberes, os adultos precisam ser confrontados às realidades cristalizadas, ou os paradigmas não serão modificados e a transformação desejada não ocorrerá. Essa é a andragogia tão desejada.
Palestras Estimulantes
Quando acreditamos em algo ou alguma coisa, o fazemos porque escolhemos acreditar, mas também, e principalmente, porque fomos estimulados a isso. A estimulação cognitiva no adulto, e esse é um dos pilares da andragogia, requer a confrontação de realidades com base em argumentos lógicos e retórica envolvente. Sem isso a estimulação não acontecerá, tornando muito difícil que a pessoa opte por acreditar nas conclusões que ela própria tirará do que foi apresentado. Sem o perfeito funcionamento do estímulo, a transformação buscada ficará muito mais distante.
Palestras Envolventes
Somos seres sociais e como tal precisamos estar em contato e sermos aceitos por outras pessoas e grupos. Essa é a base do engajamento que tornará a experiência da participação no evento, aquele momento no qual todo mundo está reunido com um único objetivo de aprender algo novo ou diferente, realmente envolvente, pois cada pessoa se sentirá participante daquela conquista que não é apenas dela, é coletiva e está transformando sua forma de analisar, reconhecer, interpretar e entender o que está sendo apresentado.
Assista o Vídeo e Saiba Mais
No vídeo a seguir eu falo um pouco sobre isso e como que minhas palestras respeitam o objetivo do seu evento, pois trazem novidades sobre a área de atuação dos participantes, faz o público se engajar e repensar suas práticas e formas de atuação.
[youtube https://youtu.be/O3G2mVGCb_k&start=75&end=143&rel=0&w=600&showinfo=0&theme=light]
No Comments