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Cinco fatores que mais desmotivam no ambiente de trabalho

Palestrante, Pedagogo, Escritor, e Mentor

Cinco fatores que mais desmotivam no ambiente de trabalho

Você entendeu errado!

— Na verdade, o que nós combinamos, foi que após um período de 90 dias da experiência você teria um aumento de 8% no salário. Pois então, os 90 dias de experiência terminam hoje, logo, daqui há três meses, ou seja, daqui 90 dias do término da experiência, você receberá o aumento combinado! — Justificou o gerente para a funcionária.

— Mas eu pensei que terminada a experiência de três meses eu já receberia o aumento e não só depois de seis meses de empresa! — Complementa a funcionária, um tanto contrariada.

— Pois é, você entendeu errado. Mas não tem problema! Veja que bom: você passou pela experiência, está indo muito bem e daqui três meses você receberá o aumento combinado. — Completa o gerente já encerrando a conversa e abrindo a porta para a funcionária sair.

Cinco fatores que mais desmotivam no ambiente de trabalho

Vias de fato

Opa! Para tudo! Quem está querendo enganar quem aqui? O diálogo que ilustrei seria apenas o retrato de um mal-entendido ou uma questão semântica? Ou seria ainda uma questão de tempo verbal? O que será que aconteceu? Será que a funcionária entendeu errado ou será que estamos vendo alguém se aproveitando da situação para tirar vantagem?

Depois de vários meses enfrentando o desemprego (para algumas pessoas, muito mais de um ano, às vezes até mais), vendo a pouca reserva financeira chegando no fim ou já completamente terminada e as dívidas se acumulando, a tendência é que o senso crítico e o cuidado nas negociações fiquem seriamente comprometidos. Isso pode levar a pessoa a perder a perspectiva e a aceitar acordos mirabolantes como o ilustrado no diálogo.

Cinco fatores que mais desmotivam no ambiente de trabalho

Desmotivação total para o trabalho

Há espertinhos (as) que podem ser encontrados (as), sem muito esforço, pelas empresas de todos os tipos e portes. Mas curiosamente o nível salarial não é o principal desmotivador no ambiente de trabalho. Outros fatores se destacam. Vejamos cinco deles:

Falta de reconhecimento: Ter o resultado do seu trabalho reconhecido por colegas é bacana, mas o reconhecimento que importa é aquele da gestão imediata. Isto é chamado de feedback e consiste em falar, diretamente para a pessoa, qual é a percepção que se está tendo do trabalho que ela realiza. Ou seja, se está bom, dizer porque está bom; se está precisando melhorar, identificar onde precisa melhorar; se não está bom o que pode ser feito em relação a isso.

Clima organizacional ruim: É o clima em última instância que estabelece a sensação de bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho. O clima ruim é caracterizado por rixas, inimizades, agressão verbal (ou pior), desconfiança entre as pessoas, intolerância, bullying, pressão psicológica e outros. O “climão” uma vez instalado no ambiente de trabalho cria uma sensação de incômodo de reversão bastante difícil e demorada.

Cinco fatores que mais desmotivam no ambiente de trabalho

Condições de trabalho

Más condições de trabalho: Cada tipo de trabalho tem sua característica determinante e quando envolve, por exemplo, exposição dos funcionários a situações insalubres é necessário a utilização de equipamentos especiais denominados EPI (Equipamento de Proteção Individual). Quando não é o caso, as condições para o desempenho das funções do trabalho podem incluir infraestrutura, máquinas, equipamentos e facilidades e todas elas devem estar em plena condição operacional. Quando isso não ocorre há o comprometimento do resultado do trabalho e pior, exposição do (a) trabalhador (a) a riscos que poderiam ser prevenidos.

Assédio moral: Também denominado de ambiente tóxico, caracteriza-se pela relação entre chefia e subordinado que tem como base a humilhação, ameaças e demérito de um em relação ao outro, geralmente da chefia em relação ao funcionário (a).

Cinco fatores que mais desmotivam no ambiente de trabalho

Não era bem isso que eu queria, mas…

Frustração de expectativas: Frustrar-se no trabalho é tido por muitos como algo normal que devemos aprender a superar. Dá-se a isso o nome de resiliência. Sim, a frustração faz parte do processo de aprendizagem e da conquista, da luta pelas coisas que almejamos, mas quando o que a determina é um compromisso assumido pela empresa o qual não é cumprido (não importa a razão), o fato desmotiva e quebra o ânimo dos (as) trabalhadores (as).

Viu? A questão salarial não apareceu, pois se o salário está no nível esperado, mas as condições indicadas não estão, ocorre a desmotivação, ao contrário, se todas as cinco condições indicadas são favoráveis, boas mesmo, e o salário poderia melhorar, a tendência do (a) trabalhador (a) é manter-se no emprego.

*Professor Marcus Garcia é palestrante, escritor, pedagogo e mentor. Possui Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, Especialização em Gestão do Conhecimento nas Organizações e Graduação em Pedagogia. Autor de dezenas de livros e artigos nas áreas educacional, gestão de pessoas, carreira e inteligência emocional. Site: http://www.marcusgarcia.com.br

 

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