A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pelo seu Departamento de Educação lançou a proposta do curso de pós-graduação em EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS. O curso é ofertado na modalidade híbrida, ou seja parte presencial e parte à distância e entre outras referências inclui a série de livros A Escola no Século XXI entre os referências obrigatórias em três disciplinas do curso:
PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS
Ementa: Introdução a ferramentas autorais simples para a elaboração de jogos educacionais; a elaboração do planejamento de produção e do roteiro de um jogo educacional simples; prática de produção, finalização e distribuição com um jogo educacional.
Bibliografia:
ALMEIDA, Marcus Garcia de e FREITAS, Maria do Carmo Duarte de. Virtualização das relações: Um Desafio da Gestão Escolar. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.
PAIVA, V. S. A produção de vídeo: uma contribuição para o educador na contemporaneidade. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia.
PFROMM NETTO, S. Telas que ensinam: mídia e aprendizagem do cinema ao computador. 2 ed. Campinas, SP: Alínea, 2001.
PRODUÇÃO DE MÍDIA AUDIOVISUAL
Ementa: Introdução a ferramentas autorais simples para a elaboração de vídeos; a elaboração do planejamento de produção e do roteiro de um vídeo educacional; prática de produção, finalização e distribuição com um vídeo educacional simples.
Bibliografia:
ALMEIDA, Marcus Garcia de e FREITAS, Maria do Carmo Duarte de. Virtualização das relações: Um Desafio da Gestão Escolar. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.
PAIVA, V. S. A produção de vídeo: uma contribuição para o educador na contemporaneidade. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia.
PFROMM NETTO, S. Telas que ensinam: mídia e aprendizagem do cinema ao computador. 2 ed. Campinas, SP: Alínea, 2001.
PRODUÇÃO DE MÍDIA ESCRITA
Ementa: Introdução a ferramentas autorais simples para a elaboração de mídia escrita no formato epub; a elaboração do planejamento de produção e do roteiro de um e-book; prática de produção, finalização e distribuição com um e-pub.
Bibliografia:
ALMEIDA, M. G.; FREITAS, M. C. Virtualização das relações: Um Desafio da Gestão Escolar. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. A escrita e o outro: os modos de participação na construção do texto. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.
RAMAL, Andrea Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
HICKS, T. P. How-to make a kindle ebook on a PC. Kindle Edition. 2015
RUCKER, Rudy. How to make an Ebook. Los Gatos, California, Transreal Books. 2012.
O curso de Especialização em Educação e Tecnologias possibilita ao egresso a formação especializada em uma (ou mais) das seguintes habilitações:
- Gestão da Educação a Distância
- Docência na Educação a Distância
- Mídias na Educação
- Produção e Uso de Tecnologias para Educação
- Projeto e Desenho Pedagógico (Design Instrucional)
A proposta da UFSCar não é de formação tradicional. Ela se propõe inovadora no sentido de respeitar as condições do estudante. Trata-se de uma proposta de formação híbrida, integrada e flexível, desenvolvida e executada no âmbito do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). O presente curso propõe uma formação continuada e pós-graduada de profissionais (especialmente educadores e gestores educacionais) interessados na relação entre educação e tecnologias. Com uma configuração flexível e integrada, o curso possibilita algumas liberdades para composição da certificação final, estando organizado em cinco habilitações e em nível de pós-graduação (lato sensu) e/ou aperfeiçoamento.
Este é mais um reconhecimento da relevância da obra A Escola no Século XXI e sua colaboração para a formação de especialistas numa das áreas mais importantes e carente no Brasil atualmente: a educação.
No Comments